Casa Betânia
![]() |
![]() |
Em um dos congressos dos abades em Roma, o Santo Padre João Paulo II recebendo todos os abades na audiência privada recordou-lhes “a necessidade de uma exigência primordial da vida monástica. No oriente e no ocidente a vida monástica constitui-se para a Igreja um patrimônio de valor inestimável”. Na exortação apostólica pós-sinodal “Vita Consecrata” o mesmo Papa escreve: “Os mosteiros foram e são no coração da Igreja e do mundo um sinal eloqüente de comunhão, lugares para acolher todas as pessoas que estão buscando Deus e as realidades espirituais, escolas de fé e verdadeiros centros de estudos, de diálogo e de cultura para a edificação da vida eclesial e da cidade terrestre esperando a cidade celeste. O monaquismo ocidental, inspirado em São Bento em sua Regra, formou a geração de homens e mulheres chamados a deixar o mundo a fim de se consagrarem totalmente a Deus, colocando o amor do Cristo no centro e acima de tudo. Esta maneira de viver é, para os hóspedes, um sinal profético e escatológico capaz de tocar seus corações e provocar um questionamento positivo a ponto de gerar uma mudança de vida. A vida monástica é para os homens de hoje uma “água viva” do Cristo, a única que poderá saciar a sede dos homens”.

Ao meditarmos este mistério do Cristo hóspede, decidimos para melhor desempenharmos esta função de recebê-los como o Cristo e de uma maneira digna de tal honra, reforçar aquilo que já estamos fazendo. Precisamos permanecer com alguns aspectos que são indispensáveis para a hospedaria do mosteiro da Transfiguração onde envolve: hospedeiros, responsável da limpeza, responsável da cozinha do mosteiro e liturgia, todos estes precisam estar preparados para receber o hóspede que vai chegar.
Pedimos e informamos que:
- Faça a reserva de seu retiro por e-mail ou telefone pessoalmente e não por terceiros;
- O prazo para reservas é de sete dias, antes da data desejada ou até que o numero estipulado de hóspedes se complete;
- Também informamos que o mosteiro tem um horário para fechar o portão de entrada. Este não pode ficar aberto à noite toda. O horário para fechar é 19h00min. Para os hóspedes que não tem condições de chegar antes deste horário poderá combinar com os irmãos Hospedeiros uma forma melhor, mas somente para os que realmente não conseguirem chegar antes do horário citado.
- Esta informação que oferecemos a você caro hóspede é para maior clareza sobre a hospedagem e para procederem de maneira que não ocorram transtornos para os senhores. Pois nosso intuito como já citamos é receber bem a todos e com a Paz do Cristo Transfigurado.