Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

 

É com alegria que recebemos neste mês a 3ª edição do comentário à Santa Regra de nosso Dom Prior Cristiano Collart, OSB: “A SABEDORIA DE SÃO BENTO PARA O NOSSO TEMPO”, da Editora Palavra e Prece. As aquisições desta obra podem ser feitas em contato conosco, pelo valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), via e-mail: contato@laborars.com.br

Este comentário da regra de são bento não é somente direcionado aos monges e monjas, mas também para os oblatos e oblatas da família beneditina, como também para todos os cristãos que tenham o desejo de viver com mais profundidade suas promessas batismais, cumprindo o anseio de Deus: ‘sede santos, porque eu sou santo’ (Lv 11, 44-45)”.
(Contra capa do livro)

De 30 de setembro a 3 de outubro – Recebemos em nossa Casa Betania, dez seminaristas do curso Propedêutico da Diocese de Novo Hamburgo, acompanhados por Pe. Filipe, Pe. Valnei e Pe. Eurípedes.


 

De 2 a 4 de outubro – Há muito tempo sonhado por nosso D. Prior, a Capela do Noviciado ganhou um belo afresco em sua abside central. A obra foi realizada por nossa oblata Rosalva e representa a Virgem, São João Batista inclinados ao Cristo, que está no centro da Deesis.

       

De 9 a 11 de outubro – Nossa oblata Rosalva retornou ao nosso mosteiro para a conclusão do afresco da Capela do Noviciado. Para a conclusão da obra foram incluídos os arcanjos São Miguel e São Gabriel e repintadas as paredes da capela. Gostaríamos de agradecer o carinho e dedicação de Rosalva no desenvolvimento deste trabalho, que certamente nos ajudará a orar com mais fervor.

       

Domingo, 12 de outubro – SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Neste domingo ocorreu a reunião dos oblatos de Santa Rosa, acompanhados por nosso irmão D. Martinho.
Segunda-feira, 13 de outubro – Tivemos a alegria de receber o Pe. Dionísio e uma comitiva da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscou. Nesta comitiva estava presente o bispo ortodoxo da Argentina e Sul da América, Dom Leonid. Nesta ocasião o afresco da Capela do Noviciado foi abençoado e Dom Leonid expediu uma carta onde atesta a fidelidade de nossa Escola São Lucas aos cânones e à Tradição da iconografia russo-bizantina.

       

De 15 a 21 de outubro – Com alegria recebemos em nossa casa quarenta e cinco monges e monjas de todo o Brasil que vieram até Santa Rosa para participar da CIMBRA (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil) para professos solenes. O encontro teve como tema: “Fidelidade criativa no seguimento de Cristo”. As formações foram assessoradas por nosso irmão Columba, que tratou de diversos aspectos da vida e espiritualidade do Bem-aventurado Columba Marmion; Ir. Maria Luiza Morschel, SND, que tratou de diversos pontos da afetividade e sexualidade consagrada; e por fim Ir. Madalena e Ma. Vera Lucia, que trataram sobre a Santa Regra.

Maiores informações sobre a CIMBRA, você pode ter acessando: www.cimbramonastica.org.br

Foi a primeira vez que recebemos um encontro monástico deste porte em nossa comunidade, o que nos foi um desafio e uma grande alegria, acolhermos e passarmos estes dias junto a estes nossos irmãos e irmãs da vida beneditina.

Abaixo você pode conferir as imagens que marcaram esta CIMBRA na Transfiguração.
 



       

De 21 a 29 de outubro – Para prolongar a alegria da CIMBRA em nossa comunidade, nosso irmão da Abadia da Ressurreição de Ponta Grossa – PR, Dom João da Cruz, ficou conosco mais uns dias para seu retiro espiritual e convivência fraterna conosco.


 

Quinta-feira, 30 de outubro – SOLENIDADE DA DEDICAÇÃO DE NOSSA IGREJA MONÁSTICA
Com esta solenidade, nos alegramos por mais um ano de profissão solene de nosso irmão Dom Samuel.

As velas da Dedicação

Lâmpadas sobre o altar

 

A minha casa será chamada
uma casa de oração.
Nela, quem pede, recebe;
O que procura, encontra;
E ao que bate, abrir-se-á.

(ant. da comunhão do comum da dedicação de uma igreja)