Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

O mês de maio possui algumas características muito próprias. Com a chegada ao meio do outono, a paisagem começa a se modificar, as folhas a cair, e outras árvores ganham uma tonalidade toda particular. Enquanto em parte a natureza se recolhe, em outra a vida retorna, pois dormiam durante a estação do verão.

As estações dão um ritmo ao ano, assim, como a liturgia dá um ritmo a vida monástica. Gostaríamos assim de partilhar, no início desta crônica, algumas imagens que marcaram este mês.

A Igreja dedica a este mês de maio, uma particular devoção a Virgem Santíssima. Em nosso mosteiro, após as I Vésperas de cada Domingo, nosso D. Prior entoava a Litania de N. Senhora, e em procissão, passando pela igreja, o claustro, nos dirigíamos a Sala Capitular, até diante do afresco de N. Senhora do Sinal, em gesto de afeto à Mãe de Deus.

               

Como já mencionado a cima, vejam o que o frio está “aprontando” em nosso mosteiro...

    
           
           

 

 

A colheita de amendoim foi uma surpresa... quanto amendoim... o resultado foi um trabalho eficiente, para descasca-los, que animou mais nosso recreio...


 

 

9 a 14 de maio: Recebemos em nossa casa a visita de nossa amiga Ir. Maria Luiza (Irmãs de Notre Dame) e Ir. Regina Fernandes (Irmãs Filhas do Coração Imaculado de Maria) de Caucaia-Fortaleza, que veio fazer seu retiro.


 

 

Terça-feira, 13 de maio: Estando muito doente, nosso cão Duque veio a falecer.

O Duque era um labrador; uma raça extremamente dócil (algumas vezes, mais dócil do que gostaríamos). Mas foi um bom “amigo” – título mais honroso de sua espécie.


 

Domingo, 18 de maio: Estiveram reunidos em nosso mosteiro, os oblatos de Santa Rosa, para seu encontro mensal de formação. Acompanhados por Dom Martinho, começaram a estudar o documento Sacrosanctum Concilium sobre a Liturgia, do Concílio Vaticano II. Este primeiro encontro teve como tema: “O Mistério Pascal, fundamento da Liturgia”.

               

 

 

18 a 24 de maio: Esteve em nossa hospedaria Casa Betânia, o Diác. Hugo, da Arquidiocese de Santa Maria. Ele realizou nesta semana, acompanhado por Ir. Luciano, seu retiro em preparação para a sua ordenação sacerdotal.

 

 

 

 

Terça-feira, 20 de maio: Assistimos em comunidade ao filme: There be Dragons. A tradução do titulo é “Aqui há dragões” e seu lançamento é de  2011. A história se passa durante a Guerra Civil Espanhola, e foi dirigida pelo cineasta britânico Roland Joffé, conhecido pelos filmes Os Gritos do Silêncio e A Missão. São Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, aparece como um dos principais personagens da trama baseada em fatos reais. Vale a pena conferir.

 


20 a 27 de maio: Estiveram reunidas em nossa hospedaria Casa Betânia, 21 irmãs do Sagrado Coração de Jesus para realizarem seu retiro espiritual. É já o segundo grupo de Irmãs do Sagrado Coração que vem ao nosso mosteiro este ano. Que sejam sempre muito bem vindas.

Sábado, 31 de maio: I Vésperas da Solenidade da Ascensão do Senhor. Nesta noite, nosso irmão Luciano realizou seu ingresso no noviciado de nosso mosteiro. Recebeu para a sua vida monástica o nome de Ir. Columba, em honra ao beato, terceiro abade de Maredsous/Bélgica: Dom Columba Marmion. Seu lema será: Nada antepor ao amor de Cristo. (RB 4, 21)

A baixo você pode conferir algumas imagens deste momento. Rezemos pela perseverança e fidelidade deste nosso irmão.


Ir. Tiago, D. Samuel, D. Prior,   
Ir. Columba, Ir. André, Ir. Elton   

Magnificat anima mea Dominum:
et exsultavit spiritus meus
in deo salutari meo.
(Lc 1, 46-47)