Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

Domingo, 1° de junho – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Neste dia celebramos solenemente a festa da Ascensão do Senhor aos Céus. Com esta solenidade, nosso Dom Prior completou seus 49 anos de Profissão Monástica. Desde já, convidamos todos a se prepararem para o seu grande Jubileu de 50 anos de Profissão Monástica na Ascensão de 2015, em nosso mosteiro.


 

Segunda-feira, 2 de junho – Assistimos em comunidade ao filme CRISTIADA, sobre os mártires mexicanos. Uma das maiores perseguições que a Igreja católica sofreu no séc. XX, é retratada em detalhes neste filme. Com a ascensão de Plutarco Elias Calles a presidência do México, inicia-se uma investidura militar contra padres, religiosos e fiéis leigos que demonstrassem qualquer sinal de sua fé. A intenção de Plutarco era de “livrar a nação do fanatismo religioso”. Confiscou igrejas, prendeu e matou sacerdotes, bispos, frades, irmãs, etc. Após tanta perseguição, um grupo de fiéis católicos viu-se obrigado a pegar em armas para garantir sua sobrevivência. Este conflito ficou conhecido como Cristiada ou Guerra Cristeira. Dentre várias figuras presentes na trama, destacamos a do pequeno Beato Luiz Sanchez Del Rio, que aos 14 anos de idade, após torturas alucinantes, foi martirizado por soldados, tendo em sua boca a frase: “Viva Cristo Rey e la Virgem de Guadalupe!”


 

Domingo, 8 de junho – SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Em sua homilia, nosso D. Prior destacou que Pentecostes é a plenitude do mistério pascal. Devemos suplicar este Espírito de paz, de alegria, de força, de coragem. Este mesmo Espírito deve nos animar ao longo de todo este ano. Após as II Vésperas da solenidade, realizamos o ritual para apagar o Círio Pascal.

I Vésperas


 

Missa da Vigília


 

 

 

 

 

 

Missa do Dia


 

 

 

 

II Vésperas, Benção do Santíssimo e Ritual para apagar o Círio Pascal
 


 

 

 

Neste mesmo dia realizou-se em nossa sala São Bento, a formação dos oblatos de Santa Rosa. E em nosso auditório, na hospedaria um encontro da RCC dirigido por nosso irmão João Batista.

 

Segunda-feira, 9 de junho – Iniciamos em nosso mosteiro a plantação do trigo.


 

Domingo, 15 de junho – SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Com esta solenidade celebramos o aniversário de profissão solene de nosso irmão D. Basílio.

Segunda-feira, 16 de junho – Nesta tarde, durante o Ofício de Noa, realizado em nossa Sala Capitular, renovou seus votos simples nosso irmão João Batista. Que o Senhor leve a bom termo a Sua obra começada.


 

 

 

 

18 a 22 de junho – Nestes dias tivemos a alegria de receber em nossa hospedaria, quatro irmãs da Congregação de Notre Dame, da província de Canoas.


 

Quinta-feira, 19 de junho – SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Neste dia celebramos a presença viva e real de nosso Senhor, presente na Eucaristia. Pela manhã celebramos a Santa Missa e logo após realizamos a procissão com o Santíssimo no claustro de nosso mosteiro.


 

 

 

Terça-feira, 24 de junho – SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Neste dia celebramos solenemente o Precursor do Senhor. João Batista é uma das figuras bíblicas mais significativa para a espiritualidade monástica, como aquele que no silêncio do deserto, anuncia a vinda do senhor e convida todos a conversão.

 

Celebramos também neste dia o onomástico de nosso irmão João Batista e o aniversário de profissão solene de nosso D. Gregório.


 

Sexta-feira, 27 de junho – SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na missa do dia, nosso D. prior, em sua homilia, destacou o fato de que celebrar a solenidade do Coração de Jesus é celebrar o centro do mistério do mundo. No centro do mistério do mundo está o Cristo. No centro do Cristo está sua paixão-morte-ressurreição. No centro de sua paixão-morte-ressurreição está Seu Amor, Seu Coração. Está o “louco Amor de Deus por nós”.

Domingo, 29 de junho – SOLENIDADE DOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO

Celebramos neste dia a solenidade dos pilares da Igreja: Pedro e Paulo. Dedicamos hoje, em especial, nossas preces por nossos irmãos D. Paulo e Ir. Columba, que celebram aniversário de ordenação sacerdotal e a nosso Ir. Pedro, que com esta festa celebra seu onomástico.

 

 

Segunda-feira, 30 de junho – Nós já nem sabíamos mais o que era isso. Depois de uma semana em que as chuvas castigaram boa parte do Rio Grande do Sul, o sol resolveu “dar as caras”.