Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

 

Já no despontar deste novo ano cívico de 2014, o Senhor nos concedeu uma grande graça. Após dias de muita seca e calor escaldante em nossa região, fomos agraciados com uma chuva muito abundante e a tempo esperada. Amenizando a temperatura e dando um tom renovado a natureza. Neste mês de janeiro, também demos início a temporada de colheita dos frutos de nossa “Vinha Providência”.


 

 

Quarta-feira, 1º de janeiro – SOLENIDADE DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS.

Já tradicional, logo pela manhã, após o Ofício de Laudes, nos reunimos na Sala Capitular, onde nosso Sub-Prior (D. Bento), proferiu, em nome da comunidade, os votos de um feliz ano-novo para nosso Dom Prior Cristiano.

Dom Prior, fazendo eco às felicitações de Dom Bento, nos exortou a tornarmo-nos e consagrarmo-nos mais ao silêncio e a interioridade. E frisou a importância de, tal como a Família de Nazaré, ter a pessoa de Jesus Cristo como centro de nossas vidas.

Neste mesmo dia D. Paulo viajou para São Paulo/SP para fazer a 3ª etapa da Escola de Formadores.

Quarta-feira, 2 de janeiro – Memória dos Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja.

“O que existe, pois, de mais feliz que imitar sobre a terra o coro dos anjos: desde o começo do dia levantar-se para a oração e honrar o Criador por meio dos hinos e dos cantos; depois, quando o sol se põe a brilhar por meio da sua luz pura, ir para o trabalho, acompanhado por toda parte pela oração, e com o sal dos hinos, por assim dizer, condimentar ainda seus trabalhos? Assentar a alma na alegria e isentá-la dos desgostos, eis o benefício proporcionado pelo consolo dos hinos. A tranquilidade é, pois, o começo da purificação para a alma. (...)”   (De São Basílio à Gregório Nazianzeno)

Celebramos neste dia o onomástico de nosso irmão Dom Basílio



3 a 5 de janeiro – Estiveram em nosso mosteiro, para realizar um momento de recolhimento espiritual, Pe. Filipe Mirapalheta, os seminaristas Ezequiel e Gustavo, da Diocese de Novo Hamburgo e Júlia, superiora da Comunidade de Aliança Ars Dei.


Domingo, 5 de janeiro – SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR.

Em sua homilia, nosso Dom Prior enfatizou que na pessoa dos reis magos, está toda a humanidade, que reconhece no Menino recém-nascido o Emanuel, o Deus-conosco.


 

Proclamação das grandes festas de 2014

 

Quarta-feira, 8 de janeiro – Nosso Dom Prior viajou para a Abadia da Ressurreição em Ponta Grossa, de lá seguiu viagem para Vinhedo, onde participou do encontro da CIMBRA Jovem.

Neste mesmo dia deram-se início às obras de reforma dos quartos de nossa Hospedaria (Casa Betânia). Parte do reboco dos quartos foi retirado e a partir disto, foi feito um novo revestimento contra a humidade. Logo após será lixado o parquet e repassado o verniz.

 

13 a 20 de janeiro – Nossos irmãos Davi, Pedro e João Batista estiveram participando da CIMBRA Jovem no mosteiro de São Bento em Vinhedo/SP. O encontro teve como tema: “Habitar em Comunidade”. Este tema central foi desenvolvido através de palestras, dinâmicas e partilhas em grupo das alegrias, desafios e esperanças do viver em uma comunidade monástica, gerando um enriquecimento em cada participante do encontro. Neste encontro os irmãos tiveram a oportunidade de visitar a Igreja Ortodoxa Antioquina, a Igreja Católica, Apostólica, Romana, Greco-Melquita no Brasil e a Igreja Católica de rito Maronita.



Domingo, 12 de janeiro – FESTA DO BATISMO DO SENHOR

Durante nossa celebração dominical, Pe. Luciano enfatizou que ao celebrar o batismo de Cristo no final do período natalício, somos inseridos pela liturgia em uma mistagogia, na qual a Igreja, pela celebração, nos convida a refletir o mistério da fé que celebramos. Trata-se, portanto, de refletir e viver o significado do batismo de Cristo, que marca o começo da missão para a qual o Verbo se encarnou e nasceu, e refletir o significado do nosso batismo que é fruto desta missão vivida pelo Cristo. O cristão, por seu batismo, é inserido neste mistério trinitário, sendo aclamado por Deus como Filho bem amado em Jesus Cristo, recebendo o Espírito Santo para poder viver sua vocação de filho de Deus.



Quarta-feira, 15 de janeiro – Memória dos santos Mauro e Plácido, discípulos de nosso pai São Bento e patronos dos noviciados beneditinos. Neste dia, o noviciado de nossa casa, ofereceu à comunidade um prato típico italiano, massa a La Carbonara. Você pode conferir a receita tradicional clicando no link a seguir: http://www.pecadodevinho.com/a-receita-original-de-massa-a-carbonara/



23 a 29 de janeiro – Os irmãos que formam o noviciado, juntamente com seu zelador Dom Samuel, realizaram seu primeiro passeio em grupo. Nossos irmãos tiveram a oportunidade de conhecer a Serra Gaúcha, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado e Canela. Gostaríamos de agradecer em particular ao Pe. Eurípedes, Pe. Marcos Vinicios, Pe. Rafael, do clero de Novo Hamburgo. Ao sr. Ricardo e a sra. Cintia da Pousada das Sequóias, as demais pessoas da Par. Nsa. Sra. de Lourdes de Canela e nossas oblatas da serra, que tão carinhosamente acolheram nossos irmãos.



Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
 
Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
 
(Sl 116, 1-2)