Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

1 a 7 de abril – Estiveram em nossa hospedaria Casa Betânia, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que nesta semana realizaram o seu retiro.

8 a 15 de abril – Os noviços Pobres Servos da Divina Providência, juntamente com o seu mestre Pe. Gilberto Bertolini, estiveram em nosso mosteiro. Eles participaram de formações e do dia-a-dia da comunidade monástica (orações, trabalhos, estudo).



17 a 20 de abril – Retiro de Páscoa

Durante o Tríduo Sacro, nosso mosteiro ofereceu um retiro em preparação a Santa Páscoa. O retiro foi realizado em nossa hospedaria Casa Betânia, com direção de Ir. Luciano e contando com vários participantes. A baixo você pode conferir o tema central e o objetivo do retiro com suas divisões para cada dia:

“O SENTIDO TEOLÓGICO-ESPIRITUAL DO MISTÉRIO PASCAL”.

O retiro tem como propósito oferecer uma reflexão de cunho teológico sobre o Mistério Pascal celebrado no Tríduo.

Esta reflexão não visa apenas um aprofundamento intelectual do tema; sendo a liturgia o fio condutor de nossa reflexão, esta será marcada por uma perspectiva mistagógica cujo intuito principal é a preparação espiritual para viver intensamente o mistério celebrado.

Os temas das conferências: 

  • 5ª feira santa: “Eucaristia: anamnese e parusia”.
  • 6ª feira santa (manhã): “Teologia do Mistério da Cruz”.
  • Sábado santo (manhã): “O advento pascal da Mãe de Deus”.
  • Sábado santo (tarde): “Mistagogia da celebração Pascal”.
  • Domingo de Páscoa (manhã): “Partilha comum”.


 

Domingo, 13 de abril – DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Após cinco semanas de Quaresma, onde preparamos nossos corações pelas práticas da oração, da caridade e da penitência, adentramos agora Jerusalém, juntos ao Senhor, para celebrarmos Sua Páscoa. Saudemos com hosanas o Filho de Davi.


 

 

Quinta-feira, 17 de abril – MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR

Ao lado do Cristo e dos seus apóstolos, nós adentramos o mistério da Santa Ceia. Ali, o Filho único do Pai, ao entregar-se por nós, nos deu um novo e eterno sacrifício. E pelo lava-pés, um novo mandamento. A Santa Missa ocorreu às 20:00 h. Após a celebração, realizou-se a transladação do Santíssimo Sacramento até a sala São Bento.

Neste mesmo dia, em nosso refeitório, tal como Cristo, nosso Dom Prior, após uma breve leitura explicando o gesto a se realizar, se colocou a servir os irmãos de nossa comunidade.


 

 

Sexta-feira, 18 de abril – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

O silêncio paira sobre a terra. O Senhor realizou seu sacrifício redentor para a nossa salvação. Em nosso mosteiro, realizamos a Via-Sacra às 15:00 h, e logo após nos dirigimos para a igreja onde celebramos a Paixão do Senhor.


 

 

 

Sábado, 19 de abril – VIGÍLIA PASCAL

Na noite em que nos encontrávamos brilhou uma luz. Luz esta, que mais que o sol, adentrou e aqueceu nossos corações. A Celebração da Vigília Pascal em nosso mosteiro, teve início às 22:00 h. Contamos com a participação de nossos hóspedes e diversas outras pessoas, que desejosos da Luz Nova, vieram conosco celebrar a Vitória do Senhor.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarta-feira, 23 de abril – Para o melhor atendimento daqueles que utilizam o espaço do auditório de nossa hospedaria Casa Betânia, passamos a disponibilizar de um climatizador.



 

Exulte o céu, e os anjos triunfantes,
Mensageiros de deus, desçam cantando;
Façam soar trombetas fulgurantes, a vitória de um
rei anunciado...
Ó pecado de adão indispensável,
Pois o Cristo o dissolve em seu amor;
Ó culpa tão feliz que há merecido
A graça de um tão grande Redentor!
(Exultet)