Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

Terça-feira, 1º de janeiro – SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Um dos primeiros atos comunitários na manhã do primeiro dia do ano são os votos de bom ano-novo feitos em nome da comunidade pelo Sub-Prior – atualmente, D. Paulo – a nosso superior D. Cristiano.

Ambos destacaram a importância de vivenciarmos este ano na perspectiva proposta pelo Papa Bento XVI: como um Ano da Fé. Nossa esperança de vida-nova nas “sementes de vida” que se comprometem com esta “terra”, que se comprometem a caminhar junto conosco em direção a uma comunhão sempre mais estreita com Cristo – pelas vocações que aqui chegam, pelas pessoas que vêm à Casa de Deus –, essa esperança ganhará novo vigor se a vivermos sob a luz da fé. Pois só pela fé conhecemos e cremos que muito mais forte do que nossa busca de Deus, é Sua busca por nós.

Neste mesmo dia D. Paulo viajou à S. Paulo para fazer a 2º etapa de um curso para formadores.

 

1º a 04 De janeiro – Visita de Pe. Donizeti Queiroz e Pe. Nilson Helmamm, ambos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e, respectivamente, o provincial da Província do Sul e seu secretário.

 

Quarta-feira, 02 de janeiro – Memória de São Basílio Magno e São Gregório de Nazianzo.

“Basílio, bispo de sua cidade natal, Cesaréia de Capadócia (atual Kaysery, na Turquia), foi uma das figuras mais significativas da Igreja no séc. IV: extraordinário guia dos fiéis, tenaz defensor da fé e da liberdade da Igreja, promotor da liturgia e autor fecundo no campo ascético, teológico e homilético.

Gregório, nascido em Nazianzo (atual Nemisi, Turquia), partilhou com seu amigo Basílio a formação cultural e o fervor místico. Foi eleito patriarca de Constantinopla em 381. Grande teólogo e homem de governo, revelou em suas obras oratórias e poéticas a inteligência e a experiência do Cristo vivo e operante nos santos mistérios” (Texto adaptado do Missal Romano).

Comemoramos neste dia o onomástico de nosso irmão Dom Basílio.


 

Sábado, 05 de janeiro – Os pais de nosso irmão Dom Plácido, que estavam hospedados em nosso mosteiro desde o dia 23 de dezembro, retornaram hoje para sua casa. Agradecemos muito a sua presença e toda ajuda que nos deram nas comemorações de fim de ano.

Domingo, 06 de janeiro – SOLENIDADE DA EPIFANIA

Eis que veio o Senhor dos senhores, Em suas mãos o poder e a realeza.

Aniversário de profissão de Dom Martinho.

06 a 12 De janeiro – Ir. João Evangelista viajou a Itapecerica da Serra – SP para fazer sua retiro, no Mosteiro Nª Sª da Paz, em preparação para profissão solene.

Terça-feira, 15 de janeiro – Memória de São Mauro e São Plácido, jovens discípulos de NPS Bento. Festa dos noviços, nos mosteiros beneditinos.

16 a 23 De janeiro – Nosso Ir. Pedro passou estes no Mosteiro da Ressurreição, Ponta Grossa – PR, em retiro de preparação à sua profissão simples.

Quinta-feira, 17 de janeiro – Memória do grande Santo Antão; considerado um dos Pais do monaquismo cristão.

Sexta-feira, 25 de janeiro – Festa da Conversão de São Paulo e onomástico de nosso irmão dom Paulo.