Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

 

Nosso mês de outubro transcorreu na singela beleza da oração e trabalho cotidianos.

Nos seus primeiros dias, nosso Prior D. Cristiano comentou-nos um pouco dos principais assuntos tratados nos Capítulos e Congresso de nossa Ordem realizados no mês passado.

Dia 7, fomos, juntamente com todo o povo brasileiro, exercer nosso direito ao voto participando das eleições municipais.

Tivemos a graça de receber um bom número de candidatos (à vida monástica) neste período. Pedimos ao Bom Deus que ilumine seu discernimento para que possam dar-se ao seu desejo de conversão com alegria e firmeza de espírito. Contamos com as orações de todos aqueles que nos acompanham com sua amizade e presença fraterna.

Dia 29, Ir. Wilson, natural do Rio de Janeiro e residente há alguns anos em São Paulo, fez seu entrada no postulantado de nossa casa.

Concluindo o mês (dia 30), tivemos a bela Solenidade da Dedicação de nossa igreja, ou seja, a festa que celebra o aniversário da consagração de nossa igreja. Esta solenidade nos faz lembrar que a igreja material, visível, de pedra, é sinal da igreja invisível formada de pedras vivas, que somos nós. Celebrar a consagração da casa de Deus é celebrar a nossa própria realidade de casa de Deus, casa de oração, moradas do Espírito Santo.


1º a 04 de novembro – Retiro do noviciado dos Irmãos Maristas de Passo Fundo, em preparação para sua primeira profissão.

02 de novembro – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

Teve início hoje em nossa hospedaria um retiro de lançamento e divulgação do livro Vida e espiritualidade do starets São Silouane. O livro é uma tradução feita por nossos irmãos das conferências de um seminário organizado pela comunidade monástica de Bose (Itália), com a participação de palestrantes de renome, sobre o tema “Mantém teu espírito no inferno, e não desesperes”. Silouane: vida e espiritualidade, organizado nos dias 3 e 4 de outubro de 1998, por ocasião do 60º aniversário da dormição de São Silouane.

“’Santo sem fronteiras’, ‘espiritual de uma modernidade interpelante’, ‘figura profética’, ‘monge mais autêntico do séc. XX’, ‘santo ecológico’, eis como é qualificado o starets Silouane, monge russo do Monte Athos (1866-1938) canonizado em 1987 pelo patriarca ecumênico de Constantinopla. Revelado por seu discípulo, o arquimandrita Sofrônio, a vida e os escritos de Silouane tocaram e mudaram a existência de muitas pessoas, muito além das fronteiras da Igreja Ortodoxa, e até do cristianismo. É o starets que afrontou o ateísmo militante e atravessou o desespero; é nosso contemporâneo, e um luminoso testemunho da misericórdia de Deus e da solidariedade com o sofrimento dos homens; é o apóstolo da compaixão por toda criatura e do amor aos inimigos”.

Nosso retiro foi pregado por D. Martinho e contou com a presença de aproximadamente cinquenta pessoas vindas de várias cidades de nosso estado, sobretudo de Porto Alegre.

A obra consta de 152 páginas e é uma publicação das Edições Subiaco. Aqueles que quiserem adquiri-lo poderão comprá-lo aqui em nossa Loja Virtual ou em nosso mosteiro.

13 a 24 de novembro – D. Cristiano e D. Bento foram a Vinhedo – SP para participarem de um encontro de formação da CIMBRA que teve como tema principal o aprimoramento, gerenciamento ou criação de recursos que garantam a subsistência econômica de nossas comunidades.

Sábado, 17 de novembro – Recebemos pela 2ª vez em nossa igreja o Projeto Sesi Catedrais e a Orquestra Sesi Santa Rosa, que tem como regente Alessandro Munawek e contou a presença de solistas convidados: Cristiano Villani Melchior (violão) e Paulo Brum (órgão de tubos).

Foram apresentadas obras de Pachelbel, Vivaldi, Händel, Edward Elgar e Amaral Vieira. O evento lotou nossa igreja.


                       

Domingo, 25 de novembro – SOLENIDADE DE CRISTO REI

Recebemos a visita de Ir. Edgar, que é o responsável pelo setor da CRB que abrange o Rio Grande Sul.

Agradecemos seu estímulo fraterno e pedimos que Deus abençoe seu trabalho de animação da vida religiosa em nosso estado, bem como sua equipe.