Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

 

 

Mês dedicado a Nossa Senhora;

Tempo Pascal e suas Solenidades;

meados de outono...


 

São essas algumas das características que dão os tons e cores, aromas e sons do mês de maio.

 

O ritmo no mosteiro vê-se assim marcado pelas realidades visíveis e invisíveis: ambas regidas pelo Criador de todo o Universo.


 

Fotografias do jardim do mosteiro e interior de nossa igreja.

30 De abril a 05 de maio – O mês iniciou-se com o período de formação da Escola de Iconografia São Lucas deste ano de 2012.

Os alunos puderam receber nestes dias conhecimentos teóricos e práticos referentes à 1ª etapa de aprendizado da escrita de um ícone.

Foram alunos: Ir. Mônica Tereza G Batista (Belo Horizonte – MG), Ir. Pedro M Cesar, OSB (Mosteiro da Transfiguração – Santa Rosa – RS), Pe. Luiz H Chang (Florianópolis – SC), Sônia M X de Melo (Tubarão - SC) e Ester Elena C Ghislecci (Giruá – RS).

No último dia, no Ofício de Vésperas, foi dada a bênção própria para os ícones escritos à mão.


 

 
     
 
     
 
          

30 De abril a 02 de maio – Também neste início de mês recebemos o retiro dos membros da Comunidade Morada do Senhor (Diocese de Frederico Westphalen - RS), que foi pregado por nosso irmão D. Samuel.

Domingo, 06 de maio – D. Cristiano, D. Bento, Ir. João, Ir. Anselmo, Ir. Pedro e Ir. Humberto foram ao Parque de Exposições de Santa Rosa visitar a 19ª Fenasoja, evento bienal que procura promover nossa cidade e região quanto ao cultivo da soja, principal produto que move a economia local. Embora tenha como objetivo o aquecimento do mercado agrícola, a festa possui qualidades de evento popular, como é vivido por seus milhares de visitantes.,/

11 a 14 De maio – Viagem de D. Paulo, Ir. Gregório e Ir. Anselmo. Nossos irmãos foram a Bento Gonçalves – RS para fazer um encontro com nossos oblatos dessa região e, em seguida, foram a Canoas – RS para participarem da comemoração dos 50 anos de fundação da Província Nª Sª Aparecida, da qual pertencem as Irmãs de Notre Dame amigas de nossa comunidade.

     

Domingo, 13 de maio – Dia das mães.

Terça-feira, 15 de maio – Dia de São Pacômio. Considerado um dos fundadores do cenobitismo por sua grandeza espiritual e irradiação de sua obra.

Domingo, 20 de maio – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

21 a 24 De maio – Retiro do clero de Cruz Alta – RS, pregado pelo padre Adilson, jesuíta da Paróquia São José da Arquidiocese de Porto Alegre.

Domingo, 27 de maio – SOLENIDADE DE PENTECOSTES
Nossa comunidade ofereceu um retiro para 33 pessoas na hospedaria de nossa casa. O retiro, que teve como tema “A caminho de Pentecostes com São Paulo”, foi pregado por nosso irmão D. Martinho.


 

29 De maio a 03 de junho – Concluímos o mês acolhendo a presença fraterna dos irmãos da Congregação dos Pobres Servos (Farroupilha - RS): Pe. Gilberto B, Carlos Duarte, Cristian Bertini, Eliseu Sauthier, Itamar Gomes, Márcio de Lima, Marco Vicdo e Rogério Brancalione. Somos agradecidos por sua ajuda nos trabalhos da comunidade durante os dias que estiveram hospedados em nosso mosteiro.