Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

Domingo, 1º de janeiro – SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS – XLV Dia Mundial da Paz.

Reunidos no Capítulo, pela manhã, nosso Sub-Prior D. Paulo fez, em nome da comunidade, os votos de Ano Novo a D. Prior Cristiano que, por sua vez, o retribuiu a nós... Na mensagem, D. Paulo aproveitou algo das palavras do Papa Bento XVI para esta ocasião.

Vale a pena conferir este trecho da mensagem do próprio Papa:

Amanhecer“Com qual atitude devemos olhar para o novo ano? No salmo 130, encontramos uma imagem muito bela. O salmista diz que o homem de fé aguarda pelo Senhor « mais do que a sentinela pela aurora » (v. 6), aguarda por Ele com firme esperança, porque sabe que trará luz, misericórdia, salvação. Esta expectativa nasce da experiência do povo eleito, que reconhece ter sido educado por Deus a olhar o mundo na sua verdade sem se deixar abater pelas tribulações. Convido-vos a olhar o ano de 2012 com esta atitude confiante. É verdade que, no ano que termina, cresceu o sentido de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Quase parece que um manto de escuridão teria descido sobre o nosso tempo, impedindo de ver com clareza a luz do dia.

Mas, nesta escuridão, o coração do homem não cessa de aguardar pela aurora de que fala o salmista. Esta expectativa mostra-se particularmente viva e visível nos jovens; e é por isso que o meu pensamento se volta para eles, considerando o contributo que podem e devem oferecer à sociedade. Queria, pois, revestir a Mensagem para o XLV Dia Mundial da Paz duma perspectiva educativa: « Educar os jovens para a justiça e a paz », convencido de que eles podem, com o seu entusiasmo e idealismo, oferecer uma nova esperança ao mundo.

A minha Mensagem dirige-se também aos pais, às famílias, a todas as componentes educativas, formadoras, bem como aos responsáveis nos diversos âmbitos da vida religiosa, social, política, económica, cultural e mediática. Prestar atenção ao mundo juvenil, saber escutá-lo e valorizá-lo para a construção dum futuro de justiça e de paz não é só uma oportunidade mas um dever primário de toda a sociedade.

Trata-se de comunicar aos jovens o apreço pelo valor positivo da vida, suscitando neles o desejo de consumá-la ao serviço do Bem. Esta é uma tarefa, na qual todos nós estamos, pessoalmente, comprometidos”.
Leia a mensagem completa no site da Santa Sé:
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/peace/documents/hf_ben-xvi_mes_20111208_xlv-world-day-peace_po.html

Segunda-feira, 02 de janeiro – Onomástico de nosso irmão D. Basílio. Nesse mesmo dia D. Basílio viajou ao Mosteiro da Ressurreição (Ponta Grossa - PR) para fazer a continuação dos estudos de Teologia, oferecidos nesse mosteiro.

 

08 a 20 De janeiro – Ir. Gregório e Ir. João viajam ao Mosteiro de São Bento de Vinhedo – SP para participarem da CIMBRA Jovem, que teve como tema, este ano, a expressão Habitare secum, tirada do II livro dos Diálogos (livro escrito no século VI por São Gregório Magno, Papa; sendo a primeira biografia de Nosso Pai São Bento. O II livro dos Diálogos é ainda hoje editado e pode ser encontrado em português nas livrarias católicas, inclusive aqui na página da nossa loja).
O encontro, que teve este ano em torno de cinquenta participantes, reúne monges e monjas de todo Brasil para dias de formação em assuntos ligados à espiritualidade monástica e para intercâmbio entre os mosteiros brasileiros.
Habitare secum, termo latino, significa “habitar consigo mesmo”, fazendo referência a frase escrita por S. Gregório a respeito de S. Bento: “Então, voltando ao lugar de sua amada solidão, habitou consigo mesmo (habitavit secum), sob o olhar Daquele que contempla do alto”.
Os conferencistas procuraram destacar que este encontro consigo mesmo é feito “sob o olhar” de Deus, em sua presença, e ainda, que todo encontro com Deus e consigo mesmo tem como penhor de sua verdade o consequente encontro com o próximo, com os irmãos.

Cimbra   Peregrinação à Aparecida feita durante a CIMBRA.

Domingo, 15 de janeiro – Fazemos memória, neste dia, dos santos Mauro e Plácido, discípulos de São Bento e, tradicionalmente, padroeiro dos noviciados dos mosteiros beneditinos. Por isso, na segunda-feira (16/01), nosso noviciado preparou um jantar especial para a comunidade, comemorando a sua data...
Sexta-feira, 20 de janeiro – Entrada no noviciado de nossa comunidade de Ir. Davi (Roger) Pires Rodrigues.
 

Ir. Davi Ir. Davi
Ir. Davi

Quarta-feira, 25 de janeiro – Festa da Conversão de São Paulo – Onomástico de nosso irmão D. Paulo.
28 a 30 De janeiro – D. Samuel e Ir. Pedro viajaram à Canoas – RS para participarem da Profissão Perpétua das Irmãs Edinete, Janete, Raimara e Cristiane, Irmãs da Congregação de Notre Dame.
 

Irmãs de Notre Dame

31 De janeiro a 06 de fevereiro – Visita de D. Mauro, monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro – RJ.

Agradecemos a D. Mauro sua presença fraterna e a rica conferência que deu a nossa comunidade partilhando suas pesquisas e estudos no campo da Arte Sacra.