Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 

 

02 a 07 De julho – Nosso Ir. Davi viajou à Abadia da Ressurreição (Ponta Grossa - PR) para fazer retiro em preparação para sua profissão simples.


Quarta-feira, 11 De julho – SOLENIDADE DE NOSSO PAI SÃO BENTO

Celebramos neste dia a festa de nosso fundador, São Bento.

São Bento, nascido em Núrsia (Itália) pelo ano de 480, é o patriarca do monaquismo ocidental. Após um período de solidão perto da gruta de Subiaco, passou para a vida cenobítica, primeiro em Subiaco, depois em Montecassino, onde morreu pelo ano de 547. Sua Regra, que resume a tradição monástica oriental, adaptada com sabedoria e prudência ao mundo latino, abre novo caminho à civilização europeia, após o declínio da civilização romana. Nesta nova escola de serviço do Senhor, tem parte determinante a leitura meditada da palavra de Deus e o louvor litúrgico, alternados com os ritmos do trabalho, em clima intenso de caridade fraterna e de serviço recíproco. Nas pegadas de São Bento surgiram, no continente europeu e nas ilhas, centros de oração, de cultura, de promoção humana, de hospitalidade para os pobres e os peregrinos. Paulo VI proclamou-o padroeiro da Europa (24 de outubro de 1964). Sua memória, por causa da Quaresma, foi transferida da data tradicional de 21 de março, considerado o dia de sua morte, para o dia 11 de julho, dia em que, desde a alta Idade Média, em alguns lugares, se fazia particular memória do santo. (Texto adaptado do Missal Romano).

Celebramos também o onomástico de nosso irmão D. Bento.

Neste mesmo dia, à noite, D. Paulo deu uma aula sobre arte sacra e iconografia aos agentes de pastoral da Paróquia Sagrada Família daqui de nossa cidade de Santa Rosa.


26 a 30 De julho – D. Cristiano viajou a São Paulo para fazer um encontro com nossos oblatos residentes lá.


Quinta-feira, 02 de agosto – Recebemos a visita de Dom Agenor Girardi, MSC, Bispo-auxiliar de Porto Alegre. Aproveitamos a sua passagem pelo nosso mosteiro para pedir que ministrasse o Sacramento da Confirmação ao nosso postulante Ir. Humberto, antes de sua entrada no noviciado. A madrinha de nosso irmão foi Juvercina Rosa, sua conhecida.


 
     

Sexta-feira, 03 de agosto – Dia de “deserto” comunitário. Em preparação à festa patronal de nosso mosteiro, fizemos um momento de contemplação do ícone da Transfiguração do Senhor, no nosso oratório interno.


05 a 08 De agosto – Retiro dos irmãos da comunidade Morada do Senhor, da Diocese de Frederico Westphalen – RS.


Segunda-feira, 06 de agosto – SOLENIDADE DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR – Festa titular de nosso mosteiro.

Acolhemos nesse dia a profissão simples de nosso irmão Davi Pires Rodrigues.

No fim do dia D. Martinho viajou a Roma para o terceiro período do curso de Teologia Monástica oferecido pelo centro de formação da Ordem Cisterciense presente naquela cidade.

Leitura da carta de profissão.

Canto do “Recebei-me, Senhor”.

Recepção do escapulário de professo simples.


Sábado, 11 de agosto – Entrada no noviciado de nossa casa de Ir. Humberto Américo, que recebeu para sua vida monástica o nome de Ir. Miguel; e como lema “Deus em primeiro lugar”.


 
 

 
 

Vestição do hábito monástico.

Rito do Lava-pés.


 

 
 

 
 
 

Quinta-feira, 16 de agosto – Nossos irmãos Basílio e Plácido partiram hoje em peregrinação à Jerusalém.


Domingo, 19 de agosto – SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA MÃE DE DEUS

Tivemos no dia de hoje em nossa hospedaria o evento “Feijoada no mosteiro” no qual estiveram presentes aproximadamente cento e vinte pessoas: amigos e frequentadores de nossa casa. A feijoada, preparada pelos chefes Gibran e Ricardo Ehlert, foi muito apreciada por todos. O lucro do evento será revertido na repintura da fachada do prédio do mosteiro e da hospedaria, bem como, se for possível, na reforma que planejamos fazer no interior de nossa igreja.

 
 

Quarta-feira, 22 de agosto – Onomástico de nosso irmão D. Samuel.


25 a 26 de agosto -  Visita de sete seminaristas da Diocese de Novo Hamburgo, acompanhados de Pe. Filipe, seu responsável.  Agradecemos aos seminaristas  por sua ajuda na liturgia e presença fraterna, bem como a Pe. Filipe por sua amizade a nossa comunidade. Deus abençoe a vocação de cada um e a torne fecunda para a felicidade pessoal, o bem do povo de Deus e a glória de Cristo.


Domingo, 26 de agosto – Pela manhã deste dia D. Cristiano e D. Bento viajaram à Espanha para o Capítulo provincial de nossa congregação, que será seguido pelo Congresso dos abades de toda a confederação beneditina, este último realizado em Roma.


Quinta-feira, 30 de agosto – D. Basílio e D. Plácido chegaram (muito felizes) da peregrinação à Jerusalém.

 

 

Concluímos a leitura do livro Padre Pio: breve história de um santo, de autoria de Pe. Gabriele Amorth, lido em nosso refeitório nas últimas semanas. O livro é publicação da Editora Palavra e Prece.

“Uma história contada por alguém que fez parte dela. Este é o enredo da biografia de Padre Pio, contada por um de seus filhos espirituais, que por mais de 26 anos presenciou e testemunhou muitos dos acontecimentos que narram a vida deste que foi um dos maiores santos da Igreja Católica. São curiosidades, particularidades e, acima de tudo, fatos inéditos sobre o capuchinho. A obra também apresenta diversas fotografias, desde a infância até a última Missa celebrada pelo santo na véspera de sua morte” (Sinopse da editora).