Mosteiro da Transfiguração

Em Vossa Luz contemplamos a Luz!

foto
 
O Senhor Ressurgiu! Aleluia!

 

Domingo, 1º de abril – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – Início da Semana Santa.

Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Jesus, Rei de Israel, hosana nas alturas!

Quinta-feira Santa, 05 de abril – Dando início ao Tríduo Sacro deste ano, celebramos na noite de hoje a Missa da Ceia do Senhor, com o tradicional rito do Lava-Pés e Adoração, último ato desta liturgia.

Somos gratos aos hóspedes que nos ajudaram como acólitos na celebração: Evandro, Helder e Pedro Paulo.

Lava-Pés
 
Adoração
 

Tradicionalmente para o jantar da Quinta- feira Santa o superior assume a função de servidor da mesa, a fim de lembrarmos que o Cristo assumiu a posição de servo e que “veio para servir e não ser servido”.


Sexta-feira Santa, 06 de abril – Desde ontem um grupo de 36 pessoas estão de retiro em nossa hospedaria, conforme costumamos fazer para o Tríduo Sacro.

O retiro deste ano foi pregado mais uma vez por nosso amigo o Prof. Justino Girardi, que com muito prazer atendeu nosso convite.

Sábado Santo, 07 de abril – Na noite de hoje celebramos a solene liturgia da Vigília Pascal.

No Tríduo Sacro deste ano, um bom número de pessoas de nossa cidade participou das celebrações, o que é uma alegria para nós: poder partilhar a riqueza não só da liturgia e da Tradição da Igreja, mas também dos sacramentos e da salvação alcançada por Cristo, Nosso Senhor, por sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Agradecemos a Deus que nos ajuda e conforta nesta caminhada de retorno para Ele, e a todos aqueles cuja presença manifesta-se como sinal do abraço acolhedor do Pai, como terão experimentado, num dia “pascal”, Adão, Eva, o Filho pródigo.

Cristo ressuscitou. Aleluia!

         

 

Domingo, 08 de abril – PÁSCOA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Segundo nosso costume, fizemos o almoço deste dia festivo com nossos hóspedes no refeitório da Casa Betânia.


 

Sábado, 14 de abril – D. Cristiano, D. Bento, D. Basílio e Ir. Anselmo foram neste dia ao almoço em comemoração aos 70 anos de vida de nossa oblata D.ª Aldina Carpenedo. Nossos irmãos contaram-nos que foi uma festa muito bonita.

17 a 25 De abril – D. Cristiano viajou a S. Paulo para encontrar nossos oblatos dessa cidade e participar de reunião da Associação S. Isidro, da qual o Prior do Mosteiro da Transfiguração é membro. (A Associação tem por fins promover a vida e tomar medidas contra o aborto além de promover a literatura espiritual e a arte sacra).

A Eucaristia celebrada com nossos oblatos e amigos de São Paulo foi feita, à experimento, às 10h30. Horário que parece ter agradado a todos e que portanto será mantido nas próximas visitas. D. Cristiano também destacou, com alegria, o grande número de participantes: em torno de setenta pessoas.

Nossos agradecimentos a todos por sua fidelidade à amizade e “filiação espiritual” com nosso mosteiro.

Sábado, 21 de abril – Onomástico de nosso Ir. Anselmo, no dia em que a Igreja celebra seu padroeiro.

 

Segunda-feira, 30 de abril – Início de um novo período de formação da Escola de Iconografia São Lucas, que funciona em nosso mosteiro, dirigida por nossa oblata Rosalva T. Rigo e por nosso irmão D. Paulo.